UTOPIA ANTECIPADA - Escola ≠ Educação !?!? (15 de abril)

Nesta aula, fizemos um flashback das discussões da semana passada. E... a partir de questionamentos colocados no quadro, continuamos nossas indagações...

Afinal...

O sistema escolar é...
A escola é...
A sala de aula é...

...a forma "ótima" de adaptação dos grupos sociais às exigências sociais que variam de sociedade para sociedade.  (?!)

Por isso...    ESCOLA ≠ EDUCAÇÃO !?!?


Depois de algumas discussões, foi proposto escrever num papel previamente distribuído, de cores diferentes, alguma vivência que nos motivou a escolher a área da Educação. Após, formar grupos conforme a cor do papel e trocar idéias.
Eis alguns relatos...

GRUPO 1

(In)tolerância Docente
 
"Quando estava na sétima série, tinha um professor de Matemática muito rígido. Ele não tinha didática alguma, pois não era formado em Matemática, mas em Engenharia. Durante uma aula em que o professor estava desenvolvendo um cálculo no quadro e a conta não dava o resultado que constava no livro, um aluno apontou ao professor onde estava o erro, com o intuito de ajudá-lo. O professor ficou muito irritado e disse em alto e bom tom para toda a turma a seguinte frase: "PROFESSOR NÃO ERRA, SE ENGANA". Como se ele estivesse acima do bem e do mal, com se fosse o dono da razão e da verdade."
 
(Franciele Vanzella da Silva)

GRUPO 2

O lugar "ambíguo" da escola (outra escola)

"Minha professora da 1ª série era muito fechada no relacionamento com os alunos, não sorria quase nunca; tinha uma cara que dava medo em todos nós (colegas/crianças na época). Um dia ela espirrou, e alguém disse “Saúde”. Ela ficou furiosa e xingou todos dizendo que era uma falta de respeito falar aquilo.
Fiquei com uma vontade de ser diferente dessa professora."
(Bruno Castilhos)


GRUPO 3 

"A política pedagógica"  - MÉTODO  OU "METODOlatria"

"Acredito que o fato marcante, na qual poderia ser diferente, foi no Curno Nomal (Magistério) na qual o grupo de alunos contestava o método de realizar projeto que é imposto pela coordenação de estágio.Se fosse diferente, ao invés de escrever e reescrever inúmeros objetivos desnecessários, quantas idéias surgidas em aula e durante o trabalho poderiam ser aproveitadas e teriam lugar para derem colocadas em prática na sala de aula e na construção e discussão de aprendizagens. Desta forma, durante a realização do estágio, eu questionava este padrão que é exigido na forma como dar aula. 
Pensando nisso, pergunto-me se esta será a nossa realidade daqui a alguns anos em nosso estágio do Curso de Pedagogia?"
  (Kyanny Denardi)

GRUPO 4

Exemplo

2 comentários:

  1. Ao longo dos seminários em que participo posso notar o quanto é importante refletirmos sobre nossa postura em sociedade, e a forma como estamos contribuindo para a construção da mesma. Quanto mais discutimos sobre os mais diversos temas aprendo, e assim construo o meu pensamento a respeito do que é ser um professor, aquele que tem o objetivo de auxiliar no aprendizado do outro e tambem de ajudar na constituiçaõ de individuos, para serem sujeitos aptos a viverem em comunidade. Sendo assim acredito que de fato não chegaremos a um senso comum sobre os variados assuntos que debatemos, mas é valido que cada um retenha o que parecer o melhor a ser absorvido.
    Caroline Mello

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  2. Eu não me lembro qual era o meu grupo. Mas lembro de que quando me foi solicitado que eu escrevesse alguma experiência marcante da escola, eu não conseguia lembrar de nada. E, de fato, naquela época nada demais tinha acontecido. Durante o período escolar, sempre fui a considerada “boa aluna”, fazia tudo o que os professores mandavam, não questionava o sistema de regras e tirava ótimas notas. Hoje, com base nos debates realizados nas aulas dessa disciplina, consigo enxergar determinadas coisas que não via antes. Consigo perceber como a escola, em praticamente todos os aspectos, é feita para padronizar e não para respeitar as diferenças. O aluno deve sentir-se acolhido pela escola, desde que “acolha” as regras por ela estabelecidas.

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