O que você achou das discussões realizadas no dia 08 de abril?

Olá pessoal!

Com base nas discussões realizadas no último Seminário e o esquema passado no quadro, abro este espaço para que possamos juntos defender posições, sugerir posturas, levantar questionamentos, colocar nossas visões de mundo, enfim, trocar ideias com o grande grupo. Podem enviar email com suas contribuições, que depois serão postados aqui no blog, ou comentar.

Está dada a largada!
Qualquer dúvida, entrem em contato.

Abraços
Sheila

7 comentários:

  1. Penso que devemos respeitar a opnião do outro, mas devemos ter nossa propria opinião, o que nao impede que a qualquer momento algo nos mostre que o que pansamos não estava totalmente correto. Falo isso porque no seminário que ocorreu na semana passada veio à tona um assunto que nenhum de nós gostaria de estar discutindo, a morte de crianças dentro de uma escola, diante desse acontecimento nosso seminário teve opiniões diversificadas sobre o que deveria ter sido feito para que tal fato não tivesse ocorrido. Devemos sim, como futuros educadores que seremos refletir sobre o acontecido, e rever muito do que pensamos, para que assim possamos fazer o que estiver ao nosso alcance para mudar o meio em que estaremos inserido

    ResponderExcluir
  2. Penso que as discussões da semana passada foram boas, pois elas nos levam a refletir sobre a atual sociedade educacional que vivemos hoje. Apesar de várias opinões dadas, nenhuma nos levou a uma solução para os diversos problemas atuais, mas cada idéia contribuiu para fazermos uma análise e discutirmos uma possível saída para "caos" da educação, de modo geral, do sistema brasileiro.
    Bruno Castilhos

    ResponderExcluir
  3. Não sei se eu já me sinto confortável em colocar as coisas que penso para a turma, um pouco de vergonha e receio ainda fazem parte de mim, mas venho me soltando aos poucos e aqui tambem será uma ótima ferramenta para exercitar.
    Quanto a discussão da aula passaada, continuo com minha opinião, por mais que falemos, falemos e falemos, nada vai mudar se só ficarmos falando. Acredito que para as mudanças começarem a acontecer, não só na educação, temos que deixar de ser tão egoítas, e que fique claro, não me tiro deste grupo, para uma sociedade melhor temos que aprender a pensar e agir como sociedade, não só como indivíduos engoínstas que tendemos a ser.
    Stéfani Vieira

    ResponderExcluir
  4. As discussões foram interessantes e alguns relatos me fizeram refletir, sobre o modo
    como vivemos a nossa vida e muitas vezes somos desatentos com as pessoas e as situações ocorridas no nosso cotidiano. Precisa, muitas vezes, acontecer algo muito estrondoso para se olhar para essas pessoas e iniciar - discussões, projetos, pesquisas - que sabemos que não haverá resultados!
    Luciana Bartholomeu

    ResponderExcluir
  5. Acredito que estamos no caminho certo para chegarmos ao objetivo comum de analisar e conseguir melhorar a educação. Talvez, no princípio, não a educação no sentido mais amplo e abrangente, mas pelo menos a nossa maneira de executar e trabalhar com este tema. A partir dos questionamentos e reflexões que fizemos no seminário em questão muitos valores e muitas verdades nossas foram expostos e com isso a reflexão pôde ser mais ampla e mais complexa. Mais argumentos conhecemos a partir do depoimento de nossos colegas e outros pontos de vista foram colocados para o grande grupo. Todos estes dados acabam sendo usados para nossa própria avaliação e nosso próprio crescimento. Muitos angulos foram trazidos do mesmo assunto e enriqueceram nosso entendimento do que representa a educação e do que representamos neste contexto, o nosso papel e nossa responsabilidade com o que faremos dos conhecimentos adquiridos. O debate sempre provoca e instiga a novas reflexões e novos jeitos de se ver as coisas, os momentos, as ações. Rever conceitos sempre nos enriquece e nos abre os olhos para detalhes e questões que não avaliaríamos sem a opinião ou a visão de outras pessoas daquilo que achávamos que era uma verdade única e acabamos percebendo que é apenas mais uma verdade, ou até que não estávamos tão corretos em nossa interpretação. Para aproveitarmos estes momentos devemos estar abertos aos debates e a ouvir os outros, a nos expormos e compartilharmos nossas opiniões e idéias quanto ao que estamos refletindo. Nossos professores estão conduzindo os seminários de maneira que nos invoca a deixarmos os receios de lado e também nos expomos, nos damos ao direito de expressar nossas opiniões e conceitos. Compartilhar e cooperar em prol do crescimento de todos é um excelente exercício de companheirismo e cumplicidade. Isto estamos encontrando nos seminários. A oportunidade de nos expressarmos e desenvolvermos a capacidade de entender e aceitar a opinião dos demais mesmo que a priori não concordemos com tudo o que vem de nossos colegas assim como com certeza nem todos devem concordar com tudo o que falamos. Nossa última reunião demonstrou exatamente isto. Opiniões divergentes foram colocadas à mesa e coube a cada um refletir onde se estava certo ou nem tão certo assim. Estes momentos são valiosos e produtivos. Nos aproximamos e nos comunicamos. Isso nos torna mais unidos e nos revela mais do que como simples alunos graduandos, nos tira do anonimato e do estado de coadjuvantes para o patamar de protagonistas de nossa trajetória juntos. Um abraço a todos e um bom debate ....

    ResponderExcluir
  6. Acredito que as discussões vão sendo construídas ao longo das aulas e é de grande valor a nossa diversidade de posições e pensamentos que colocamos e que vamos construindo.
    Adoro discutirmos os "métodos" de se fazer educação podendo analisar, pensar e refletir sobre as nossas próprias aulas de "ensinar como dar aulas". Acho fantástico as discussões sobre o papel do professor, o papel da educação, educação em imposição ou educação em construção e o próprio conceito de educação = ato de ensinar e adestrar, civilidade, disciplinamento,processo de aperfeiçoamento pelo exercício entre outras (Moderno Dicionário da Língua Portuguesa). Vamos pensar, refletir, reconstruir algumas questões e nos abrir para redefinições de pensamentos!

    ResponderExcluir
  7. Acho muito válido o espaço que nos é oferecido nas aulas de seminário. É uma ótima oportunidade para refletirmos, discutirmos e, assim, melhor assimilarmos tudo que acontece a nossa volta, seja dentro de sala de aula, seja na vida em sociedade. Ouvir o que os outros têm a dizer sobre as mesmas situações pelas quais passamos, nos auxilia a ver as inúmeras possibilidades de se encarar um mesmo fato. Como o que foi discutido na aula sobre o triste episódio da escola de Realengo. Inúmeras questões foram levantadas e, apesar de não se ter chegado a nenhuma conclusão, para mim, o que mais importou foi provocar em todos nós, alunos, um sentimento de indignação. Esse sentimento de indignação é o ponto de partida para que possamos repensar a sociedade e refletir sobre qual o nosso papel, como futuros professores, na construção da sociedade em que vivemos.

    ResponderExcluir