Revolta - Colaboração Caroline Mello



Acredito que esse vídeo tenha despertado em nós o sentimento de revolta. Através das palavras da professora Amanda Gurgel podemos mensurar o caos em que se encontra a educação brasileira. Sabemos que tudo o que ela relata de fato acontece, porém ela descreveu da melhor forma possível.  Imagino que sua fala reproduz o que muitos de nós pensamos.

AULA 20/maio - rePENSANDO a Pedagogia

1- PEDAGOGIA
  • Conjunto de noções, conceitos e teorias que possibilitam capacitar indivíduos a criar situações de ensino.
  • Aprendizagens que possibilitem outros indivíduos irem além das suas predisposições inatas, assim como, das expectativas de um dado grupo social e/ou sociedade.

2- DIAGNÓSTICO
  • Recorte analítico valorativo
  • Instrumento que permite desenhar cenários e tomar posições/decidir.

3- DESTACA perspectivas - dimensões - eixos

CONHECER O CONHECIDO
CONSTRUIR O CONHECIMENTO

LIBERDADE...

... é a possibilidade do sujeito escolher, optar, decidir sem ferir os desejos dos outros.
... é a possibilidade do erro e do consequente aprendizado.

E... para finalizar...

O qUe DeSmOtIvA nA pEdAgOgIa?

- FICAR SEMPRE NA TEORIA, NA MESMICE DA ESCOLA.
- aulas desconectadas da realidade do aluno.
- RITUAIS AVALIATIVOS.
- não expontaneidade das relações.
- INTERESSES PESSOAIS NÃO CONTEMPLADOS.
- falta de liberdade.
- SOBERBA INTELECTUAL DO PROFESSOR.
- frustrações/expectativas cotidianas frustradas.

CRIANÇA, A ALMA DO NEGÓCIO - Colaboração Luciana Pêss

CRIANÇA, A ALMA DO NEGÓCIO
Um documentário sobre publicidade, consumo e infância.

Produtora: Maria Farinha Produções
Direção: Estela Renner
Produção Executiva: Marcos Nisti

Sinopse: "Por que meu filho sempre me pede um brinquedo novo? Por que minha filha quer mais uma boneca se ela já tem uma caixa cheia de bonecas? Por que meu filho acha que precisa de mais um tênis? Por que eu comprei maquiagem para minha filha se ela só tem cinco anos? Por que meu filho sofre tanto se ele não tem o último modelo de um celular? Por que eu não consigo dizer não? Ele pede, eu compro e mesmo assim meu filho sempre quer mais. De onde vem este desejo constante de consumo?" Este documentário reflete sobre estas questões e mostra como no Brasil a criança se tornou a alma do negócio para a publicidade. A indústria descobriu que é mais fácil convencer uma criança do que um adulto, então, as crianças são bombardeadas por propagandas que estimulam o consumo e que falam diretamente com elas. O resultado disso é devastador: crianças que, aos cinco anos, já vão à escola totalmente maquiadas e deixaram de brincar de correr por causa de seus saltos altos; que sabem as marcas de todos os celulares mas não sabem o que é uma minhoca; que reconhecem as marcas de todos os salgadinhos mas não sabem os nomes de frutas e legumes. Num jogo desigual e desumano, os anunciantes ficam com o lucro enquanto as crianças arcam com o prejuízo de sua infância encurtada. Contundente, ousado e real, este documentário escancara a perplexidade deste cenário, convidando você a refletir sobre seu papel dentro dele e sobre o futuro da infância.
Parte 1:

Parte 2:

Parte 3:
 
Parte 4:
 
Parte 5:
 
Parte 6:

Educação Financeira - AULA 13 de maio

Olás :)

Neste dia tivemos a visita do estudante de Administração Mauro Amado, que realizou parte de sua pesquisa de final de curso (TCC) conosco.

Questionado sobre o que entendia como EDUCAÇÃO, já que seu tema de pesquisa era Educação financeira, pontuou:

"Ensinar é... verdade... é bem amplo. A primeira coisa que me vem é... ensinar."

Após trocas de ideia e esclarecimentos, podemos perceber as diversas e diferentes concepções de educação que existem e são exercitadas dentro e fora de espaços educativos, dentre eles a universidade.

Agradecemos o Mauro por ter nos feito refletir sobre mais uma faceta da educação que perpassa nosso cotidiano.
Afinal, como nos diz o prof. Paulo:

"Um modo de ver é também um modo de não ver!"

Esta frase diz muito sobre o que vivemos naquela manhã e nos faz continuar refletindo...

  -> O bom consumidor:


-> Permite identificar uma perspectiva analítica...
-> Experiência centrada no mercado...
->Traz em si uma dimensão relacional...
->Traz um conceito chave...  AÇÃO COLETIVA: cOnSuMiR
                                               PROGRESSO: TeMpO 
    

QUESTÃO DE FUNDO: Produção/organização da riqueza -> GESTÃO DO CONHECIMENTO

QUESTIONANDO/desenhando... AULA 06 de maio

OLÁ PESSOAL!

Por motivo de saúde, eu, a monitora da disciplina, não pude estar presente na aula, mas agradeço a colaboração d@s coleg@s que me enviaram o assunto do dia e os trabalhos realizados. 

OBJETIVO DO TRABALHO: Refletir sobre qual ou quais eram os maiores problemas dos professores e das escolas. Após muitas reflexões, chegamos ao consenso de que o maior problema é o PODER absoluto de quem governa ou simplesmente "manda" e que muitas vezes apenas olha fora e não vivencia no dia-a-dia as dificuldades e péssimas condições de trabalho que os professores precisam enfrentar.

Trabalho GRUPO 1: Franciele, Katiuska, Juliana, Kyanny, Mariane e Kaise.


 Trabalho GRUPO 2: Kamila, Laura, Stéfani