Nesta aula, fizemos um flashback das discussões da semana passada. E... a partir de questionamentos colocados no quadro, continuamos nossas indagações...
Afinal...
O sistema escolar é...
A escola é...
A sala de aula é...
...a forma "ótima" de adaptação dos grupos sociais às exigências sociais que variam de sociedade para sociedade. (?!)
Por isso... ESCOLA ≠ EDUCAÇÃO !?!?
Depois de algumas discussões, foi proposto escrever num papel previamente distribuído, de cores diferentes, alguma vivência que nos motivou a escolher a área da Educação. Após, formar grupos conforme a cor do papel e trocar idéias.
Eis alguns relatos...
GRUPO 1
(In)tolerância Docente
"Quando estava na sétima série, tinha um professor de Matemática muito rígido. Ele não tinha didática alguma, pois não era
formado em Matemática, mas em Engenharia. Durante uma aula em que o
professor estava desenvolvendo um cálculo no quadro e a conta não dava o
resultado que constava no livro, um aluno apontou ao professor onde
estava o erro, com o intuito de ajudá-lo. O professor ficou muito
irritado e disse em alto e bom tom para toda a turma a seguinte frase:
"PROFESSOR NÃO ERRA, SE ENGANA". Como se ele estivesse acima do bem e do
mal, com se fosse o dono da razão e da verdade."
(Franciele Vanzella da Silva)
GRUPO 2
O lugar "ambíguo" da escola (outra escola)
"Minha professora da
1ª série era muito fechada no relacionamento com os alunos, não
sorria quase nunca; tinha uma cara que dava medo em todos nós
(colegas/crianças na época). Um dia ela espirrou, e alguém disse
“Saúde”. Ela ficou furiosa e xingou todos dizendo que era uma
falta de respeito falar aquilo.
Fiquei com uma vontade
de ser diferente dessa professora."
(Bruno Castilhos)
GRUPO 3
"A política pedagógica" - MÉTODO OU "METODOlatria"
"Acredito que o fato marcante, na qual poderia ser diferente, foi no
Curno Nomal (Magistério) na qual o grupo de alunos contestava o método
de realizar projeto que é imposto pela coordenação de estágio.Se
fosse diferente, ao invés de escrever e reescrever inúmeros objetivos
desnecessários, quantas idéias surgidas em aula e durante o trabalho
poderiam ser aproveitadas e teriam lugar para derem colocadas em prática
na sala de aula e na construção e discussão de aprendizagens. Desta forma, durante a realização do estágio, eu questionava este padrão que é exigido na forma como dar aula.
Pensando nisso, pergunto-me se esta será a nossa realidade daqui a alguns anos em nosso estágio do Curso de Pedagogia?"
(Kyanny Denardi)
GRUPO 4
Exemplo